Supervisor ou Coordenador Geral agora? Baixou o espírito do professor de Didática?
Na verdade o incômodo surgiu por parte do elemento de uma equipe pedagógica, que emprestando o seu olhar técnico-profissional, começou a perceber que alguma coisa não estava funcionando a contento.
Estava preocupante o número de alunos postos para fora das salas de aula por problemas de, segundo os professores, indisciplina. E pensar que o mês de abril ainda nem terminou.
A sala da Orientação Educacional, nos dias desse profissional, em intervalos de vinte minutos, aproximadamente, ficava lotada. Muitas vezes havia "congestionamento" e a alternativa era buscar um atalho, desembocando na direção da escola com a diretora ou o vice.
Se foge dos ditos padrões de normalidade didático-pedagógica, alguma coisa tem que ser feita para reverter o problema... e ele existe... e é preocupante...
Direção, Orientação Educacional e Supervisão Escolar entenderam que já era chegada a hora de uma pausa para reflexão. Algumas sugestões serão apresentadas e outras construídas coletivamente num breve encontro com os professores.
A OE irá pontuar a importância do planejamento de ensino, resgatando alguns elementos didáticos, principalmente a: 1)Formulação dos Objetivos; 2)Seleção e Organização dos Conteúdos; 3)Seleção e Organização dos Procedimentos de Ensino (Estratégias de Ensino), e; 4) Seleção e Organização de Procedimentos de Avaliação.
Além disso, será disponibilizado um texto¹ (Gestão da sala de aula, de Rosilda Maria Alves)como instrumento provocador de debates para a busca de possíveis soluções para a questão que nos incomoda.¹. ALVES, Rosilda Maria. Gestão da sala de aula. Disponível em www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/.../GT1_9_2004.pdf
Um comentário:
Essa reflexão será muito interessante para fazer com os professores,junto à equipe.
Abraços
Iracy
Postar um comentário